A Dica do Digital

A Dica do Digital: SimilarWeb

Seja qual for o seu negócio, concorda comigo que é importante conhecer a concorrência e saber o que esta anda a fazer. SimilarWeb é uma ferramenta para o ajudar neste processo, dando-lhe uma visão do mercado e dos seus concorrentes.

SimilarWeb: o que é?

A SimilarWeb é uma ferramenta web, uma pequena maravilha da internet que serve, essencialmente, três grandes funções:

  • Analisar sites
  • Acompanhar a concorrência
  • Perceber em que posição se encontra em relação ao seu mercado

Portanto, com esta ferramenta podemos analisar o nosso site e perceber o que podemos melhorar, mas, podemos também deitar o olho na concorrência e aprender com eles também. Uma pequena maravilha!

Como funciona?

Ao entrar no site repara que a primeira coisa que vê é uma visão global do seu país. Isto é só genial. Abro o site, e no meu caso, vejo os cinco principais sites de media em Portugal. Se clicar em cima da categoria consigo mudar para ver os principais sites no setor das viagens e das finanças. Cool, right?

Adiante! No canto superior esquerdo temos um espaço para escrever o nome do site que pretendemos analisar. Basta começar a escrever e selecionar o site que prefere, ou caso surja nas opções, escreva o nome completo e clique em enter. Utilizei o site do jornal Público para amostra.

Público.pt no SimilarWeb

Conforme vemos na imagem, é nos dada informação acerca da posição ocupada pelo site em relação ao mundo, ao país e à àrea onde se insere. E muito mais, conseguimos saber ainda:

  • Informações sobre o tráfego (número de visitas, duração média das visitas, páginas por visita e taxa de rejeição)
  • Origem do tráfego (localização de quem visita e qual o meio utilizado, ou seja, se chegou ao site por link direto, ou de outra forma como as redes sociais)
  • Quem refere o site e em que quantidade
  • Quais as principais palavras-chave
  • Interesses do público
  • Quem são os principais concorrentes

E muitas outras informações! Experimente por si próprio e vai ficar surpreendido. O melhor é que tudo isto é GRATUITO!

Extensão para o Chrome

Entretanto, descobri também que a SimilarWeb oferecia uma extensão para o Chrome. Eu não sei quanto a vocês mas eu sou meia que obcecada por extensões do Chrome. Sou viciada em ferramentas que se ligam entre si e que funcionam em todo o lado e, claro, instalei logo. É outra grande ferramenta. Qual é a vantagem? A grande vantagem é que basta abrir o site que quero analisar e clicar no ícone da extensão. Vejam aqui com o exemplo do site The Verge.

The Verge no SimilarWeb extensão para Chrome

Abri o site, cliquei na extensão e, do lado direito surge info sobre o site. É uma espécie de informação condensada, claro, mas acaba por ser o essencial. Obviamente que se pretender mais detalhes, basta seguir o botão e abrir o site da SimilarWeb.

E é tudo grátis?

Sim, e não. Tudo aquilo que falei até aqui sim, é gratuito. Mas existem opções pagas também, que a malta tem que ganhar a vida. Existe um plano PRO caso se pretendam relatórios completos e acesso a muitas outras funcionalidades como: resultados ilimitados por métrica, dados o histórico do site até três anos ou de uma App até 28 meses ou pesquisas por palavra-chave.

E que tal? De nada, amigos!