O TikTok começa a ganhar terreno no Brasil e o que faz o Instagram? Cria uma função similar! É caso para dizer: “se não os consegues vencer, junta-te a eles!”.

Chama-se Cenas (Cenas? oi?), em inglês Scenes, e é a nova função que o Instagram disponibilizou no Brasil. Permite, basicamente, que os utilizadores gravem pequenos vídeos, que os sincronizem com músicas e que alterem a velocidade do mesmo. Com esta função da velocidade pode ajustar a sincronização do vídeo gravado com a música em questão, de forma a que pareça mesmo que está a cantar como um artista verdadeiro.

Scenes ou Cenas, permite-lhe criar de forma mais simples vídeos curtos dentro do Instagram, sem precisar recorrer a outras aplicações. Com esta função é possível cortar e juntar partes diferentes de vídeos ou re-gravar apenas alguma pequena parte, sem perder o projeto completo.

Como funciona Cenas?

O utilizador abre a câmara dos stories para gravar os vídeos ficam disponíveis do lado esquerdo do ecrã. Depois, pode, por exemplo, adicionar uma música ou colocar em câmara lenta. Se preferir gravar em mãos livres também o pode fazer. O temporizador e a contagem decrescente permitem gravar sem mãos para que o resultado final fique ainda melhor.

A edição, ou montagem dos vídeos é feita numa opção chamada “Ferramenta Fantasma”, através da qual o utilizador consegue sincronizar pequenos clips gravados em separado, ordená-los conforme entender e fazer alguns cortes nos mesmos.

De forma resumida, estas são as ferramentas que Cenas oferece:

  • Música: pode selecionar uma música da biblioteca de músicas do Instagram;
  • Velocidade: permite-lhe acelerar ou diminuir a velocidade de um vídeo para que consiga sincronizar os lábios com a música ou ajustar movimentos com batidas;
  • Temporizador e contagem regressiva : com esta função é possível gravar co mãos livres e usar o temporizador para ajudar na sincronizar com a música;
  • Ferramenta Fantasma : aqui consegue sincronizar diferentes trechos, ordenar as gravações, alterar as mesmas e gravar com mais pessoas.

No entanto, é sempre bom relembrar que as músicas são apenas aquelas que existem na biblioteca da rede social, não sendo permitido importar ficheiros áudio de qualquer tipo.

Quando estiver satisfeito com o seu resultado final é só partilhar! Pode partilhar para todos os seus seguidores, nos stories, para os melhores amigos ou simplesmente por mensagem privada!

Para já, só no Brasil, mas como é um teste, se os resultados forem positivos, é provável que se estenda ao resto do mundo. Há fãs do TikTok por aí? Quem gostava de ter esta nova ferramenta? Diga-me tudo e não me esconda nada!