Chega o final do ano e começam os balanços. É ou não é? Personalidade do ano, as melhores séries, os melhores smartphones, o melhor isto ou melhor aquilo… balanços financeiros, etc. Há para todos os gostos. Portanto, num mundo cada vez mais digital, não poderia faltar os dados relacionados com as pesquisas na internet. Continue a ler para saber o que foi mais pesquisado pelos portugueses em 2019.

O Top das pesquisas em Portugal

Os dados que apresento aqui são do Google, e por isso, têm como base as pesquisas realizadas no motor de busca da Google, que, na realidade é o mais utilizado mundialmente. Existe uma ferramenta, disponibilizada pela Google, onde é possível saber quais os tópicos, ou nomes que lideram as pesquisas, em determinado dia e num determinado espaço de tempo. Chama-se Google Trends, se não conhecia, aponte, porque é sempre interessante consultar os assuntos do dia, por exemplo.

É aqui, nesta ferramenta, que é possível ver o que foi mais pesquisado no ano que está agora a terminar. Pode pesquisar por país ou mundialmente. Comecemos com Portugal.

Top pesquisas Google em Portugal em 2019

Como é possível perceber na imagem acima, no top 5 das pesquisas em Portugal, Ângelo Rodrigues surge no topo.

  1. Ângelo Rodrigues
  2. Flamengo
  3. Cameron Broyce
  4. Eduardo Beauté
  5. Museu do Prado

Se não reconhece algum destes nomes, agora é a altura para fazer uma pesquisa rápida e pôr-se a par dos assuntos mais badalados na internet durante o último ano. É incrível como o caso do Ângelo, apesar só ter acontecido em Agosto, ou seja, na segunda metade do ano, ascendeu ao top. De facto, é o nome português mais pesquisado, logo seguido de Eduardo Beauté, o cabeleireiro encontrado morto dentro da sua própria casa.

Que outros assuntos pesquisaram os portugueses?

Não sei quanto a vocês, mas eu adoro dados, e estes valem ouro. Veja a imagem seguinte:

Os assuntos e séries mais pesquisados em 2019

O Google disponibiliza informação sobre as questões que mais vezes foram introduzidas no motor de busca e mostra também quem liderou o entretimento em Portugal. É bom saber que as eleições foram importantes para os portugueses, apesar da grande abstenção que se verificou este ano. Engraçado também ver que cada vez há mais interesse pelas aplicações de encontros amorosos, como o Tinder, já que saber como funciona a App é a segunda questão mais realizada.

Relativamente a séries e programas de televisão, penso que não é surpresa para ninguém que o Game of Thrones foi a grande série do ano, pelo menos a mais mediática. Os Óscares surgem logo de seguida, um assunto que todos os anos é muito pesquisado. E, em terceiro lugar, temos a mini série da HBO, Chernobyl que, se ainda não viu, aconselho muito a que o faça.

E no mundo? O que liderou as pesquisas?

Top pesquisas mundial 2019

Bem, se compararmos as pesquisas globais com as portuguesas, só encontramos um ponto em comum: Cameron Boyce. Cameron foi um ator do Disney Channel, conhecido por interpretar papeis em séries como “Descendentes” e “Jessie”, que faleceu no dia 6 de Julho. Foi um assunto bastante badalado também, especialmente até sair a confirmação da causa de morte: uma convulsão enquanto dormia. Cameron tinha 20 anos e era um ídolo do público juvenil, um pouco por todo o mundo, daí a sua popularidade.

De resto, o top mundial demonstra bem o impacto que o desporto tem na generalidade das pessoas, com grande influência do cricket, futebol e futebol americano, entre outros. No campo das pessoas, Antonio Brown e Neymar lideram as pesquisas, ambos acusados de violação durante 2019.

O Google disponibiliza, também, dados de muitos outros países. Basta escolher o país em questão e ler os resultados.