Nesta vida de redes sociais já experimentei umas quantas aplicações para criar stories do Instagram. Mas a verdade é que sempre que preciso de fazer editar stories rapidamente é esta aplicação que utilizo. Falo de Unfold, um kit de ferramentas para storytellers - pelo menos é assim que se descrevem.

Unfold - crie histórias

Nem toda a gente que se move no mundo das redes sociais tem formação em design. Felizmente, existem ferramentas disponíveis para todos aqueles que precisam de criar boas histórias de forma rápida diretamente do smartphone. Hoje em dia existem imensas, umas gratuitas, outras nem tanto, mas hoje vamos dar destaque àquela que, na minha opinião, é a mais prática e completa.

Unfold serve essencialmente para criar stories bonitas, elegantes, criativas e de alta qualidade. Em poucos passos consegue estruturar stories verdadeiramente profissionais. Como funciona?

Unfold app

Bem, o primeiro passo para começar um novo projeto é criar no botão “mais” na parte inferior da aplicação. A partir daqui surge uma janela para escrever o nome do projeto e pronto, é só começar a criar.

Adoro esta forma de organizar os projetos, já que cada um fica guardado na aplicação, devidamente identificado e de rápido acesso. Imagine que quer reutilizar alguma storie já feita, basta abrir esse projeto e alterar conforme achar melhor.

Mas voltemos à criação de stories. Depois de criar o projeto o que se faz? Clique no “mais” novamente, escolha no menu inferior o modelo que pretende e a partir daqui é só editar os modelos a seu gosto. É possível adicionar não só fotografias, como vídeos ou gifs. Experimente, vai ver que é super simples e rapidamente consegue dar um up aos seus conteúdos, sem abrir o computador.

E preços da Unfold?

A aplicação é gratuita e oferece alguns modelos também gratuitos. No entanto, se preferir pode adquirir novos pacotes de modelos e tipos de letra. Basicamente faz o pagamento e fica com esses estilos para sempre disponíveis, ou seja, não é obrigatório fazer um tipo de subscrição, como acontece com grande parte das aplicações deste género.

Porém, existe sim a possibilidade de subscrever algum plano:

  • Plano anual: 21,49 €
  • Plano mensal: 2, 99€

E estes planos permitem-lhe ter acesso a todas as funcionalidades da aplicação. Mas se preferir, pode simplesmente ir comprando pacotes de estilos, que, no fundo, é o que eu faço.

A aplicação está disponível para iOS e Android.