Facebook oferece maior controlo sobre os seus dados
O Facebook continua a implementar medidas de transparência e, nesse sentido, lançou mais uma nova funcionalidade que, para a grande maioria, será uma surpresa. Chama-se “Atividade fora do Facebook” e permite-lhe saber quais as aplicações e sites que partilharam informações de navegação sobre si a esta rede social. Acredite, vai ficar de boca aberta quando vir a sua lista.
Atividade fora do Facebook
Esta nova ferramenta encontra-se no menu das configurações da app do Facebook. Para lá chegar clica em “Definições e privacidade”, de seguida em “Definições” e é aqui, debaixo do separador “As tuas informações do Facebook” que encontra a opção “Atividade fora do Facebook”. Aqui tem acesso aos dados dos últimos 180 dias, dados esses que pode descarregar, ou eliminar totalmente o histórico.
Mas afinal, que atividade é esta? A resposta encontra-se na app: “A atividade fora do Facebook inclui informações que os negócios e as organizações partilham connosco relativamente às tuas interações com eles.” Essas interações podem ser iniciar sessão em determinado site com os dados do Facebook ou mesmo visitar esse mesmo site.
Como é que o Facebook obtém informação sobre a nossa atividade
Se visitamos determinado site, sem utilizar o mesmo email que usamos no Facebook, por exemplo, como é que a rede social tem acesso aos meus dados de navegação naquele site? Parece difícil de compreender a ligação. Mas, mais uma vez, a resposta é dada na aplicação móvel. O Facebook explica que quando visitamos um site ou utilizamos uma app, essas empresas podem partilhar informação sobre a nossa atividade com eles, Facebook, através de algumas ferramentas. São elas:
- Píxel do Facebook
- SDK do Facebook
- Início de sessão no Facebook
- Account Kit
Esta interligação de dados permite ao Facebook mostrar-nos anúncios relacionados com a nossa atividade fora da plataforma. E isto de certeza que já lhe aconteceu, certo? Por exemplo, visitar um site de viagens e de repente começar a ver anúncios, dentro da rede social, de viagens.
E se apagar todo o meu histórico?
Essa é uma das opções, porém, não vai deixar de ver anúncios na rede social. A diferença é que estes passarão a ser menos personalizados, ou seja, o Facebook deixa de utilizar esses dados para adequar os anúncios para si.
Este novo recurso permite-lhe, ainda, desativar o rastreamento de dados futuros. Neste caso, o Facebook irá continuar a receber os dados do site mas esses não serão associados à sua conta.