O Facebook continua a implementar medidas de transparência e, nesse sentido, lançou mais uma nova funcionalidade que, para a grande maioria, será uma surpresa. Chama-se “Atividade fora do Facebook” e permite-lhe saber quais as aplicações e sites que partilharam informações de navegação sobre si a esta rede social. Acredite, vai ficar de boca aberta quando vir a sua lista.

Atividade fora do Facebook

Esta nova ferramenta encontra-se no menu das configurações da app do Facebook. Para lá chegar clica em “Definições e privacidade”, de seguida em “Definições”  e é aqui, debaixo do separador “As tuas informações do Facebook” que encontra a opção “Atividade fora do Facebook”. Aqui tem acesso aos dados dos últimos 180 dias, dados esses que pode descarregar, ou eliminar totalmente o histórico.

Mas afinal, que atividade é esta? A resposta encontra-se na app: “A atividade fora do Facebook inclui informações que os negócios e as organizações partilham connosco relativamente às tuas interações com eles.” Essas interações podem ser iniciar sessão em determinado site com os dados do Facebook ou mesmo visitar esse mesmo site.

Atividade fora do Facebook

 

Como é que o Facebook obtém informação sobre a nossa atividade

Se visitamos determinado site, sem utilizar o mesmo email que usamos no Facebook, por exemplo, como é que a rede social tem acesso aos meus dados de navegação naquele site? Parece difícil de compreender a ligação. Mas, mais uma vez, a resposta é dada na aplicação móvel. O Facebook explica que quando visitamos um site ou utilizamos uma app, essas empresas podem partilhar informação sobre a nossa atividade com eles, Facebook, através de algumas ferramentas. São elas:

  • Píxel do Facebook
  • SDK do Facebook
  • Início de sessão no Facebook
  • Account Kit

Esta interligação de dados permite ao Facebook mostrar-nos anúncios relacionados com a nossa atividade fora da plataforma. E isto de certeza que já lhe aconteceu, certo? Por exemplo, visitar um site de viagens e de repente começar a ver anúncios, dentro da rede social, de viagens.

Facebook definições de privacidade

E se apagar todo o meu histórico?

Essa é uma das opções, porém, não vai deixar de ver anúncios na rede social. A diferença é que estes passarão a ser menos personalizados, ou seja, o Facebook deixa de utilizar esses dados para adequar os anúncios para si.

Este novo recurso permite-lhe, ainda, desativar o rastreamento de dados futuros. Neste caso, o Facebook irá continuar a receber os dados do site mas esses não serão associados à sua conta.