Já imaginou a possibilidade de escrever uma palavra-chave e no espaço de segundos receber dezenas de sugestões de temas relacionados com esses termos? Seria fantástico, não? Se não tivesse que pagar nada por isso? Bem, isso então seria a cereja em cima do bolo! Bem, tenho três palavrinhas para si: Answer the Public.

Answer the Public: o que é e para que serve

A dica desta semana é uma daquelas pequenas maravilhas que todo o produtor de conteúdo precisa de conhecer. É uma ferramenta acessível através de um portal na web e aquilo que faz é procurar diferentes variações de uma palavra-chave e identificar tópicos para conteúdo. É gratuito, pelo menos esta função, e funciona num grande número de línguas, onde se inclui Português de Portugal.

Answer the Public é uma ferramenta de auto-completar

Sabe o que é uma ferramenta de auto-completar? É o Google, por exemplo, ou a pesquisa do Google, para ser mais correcta. Quando abre o Google e inicia uma pesquisa, ao mesmo tempo que começa a escrever letras e palavras, o motor de busca, automaticamente tenta completar os seus termos de pesquisa. Por baixo surgem opções de palavras ou frases que poderá querer, ou não pesquisar, e essas sugestões - chamemos-lhe assim - são baseadas nas pesquisas feitas em todo o mundo. Ou seja, estas sugestões são os termos mais pesquisados e fazem parte da base de dados que o Google construíu e que atualiza regularmente onde constam os assuntos mais pesquisados pelas pessoas.

Google autocomplete

Percebeu a parte da ferramenta de auto-completar? Pronto, o Answer the Public possui a mesma base. A grande vantagem é que não precisa de estar a fazer este processo de perceber o que é mais pesquisado de forma manual; basta inserir os termos nesta ferramenta e analisar os resultados.

Como funciona?

O primeiro passo é escolher a língua e escrever os termos de pesquisa. Basta esperar uns segundos e Answer the Public apresenta-lhe os resultados para essas palavras-chave. Veja no exemplo abaixo com o termo “marketing de conteúdo”.

Pesquisa no Answer the public

Os termos inseridos são “completados” com as perguntas: como, por que, quando, porque, qual, quem, etc. Dezenas de possibilidades de como abordar o assunto.

Pesquisa no Answer the public

Pode escolher ver os resultados no diagrama ou assim, de uma forma mais simples visualmente. É também possível descarregar num ficheiro todas estas informações.

Em que situações é útil utilizar a ferramenta?

Na minha opinião, Answer the Public é muito útil, essencialmente, em duas situações:

  • Brainstorming the ideias para novos conteúdos;
  • Procura por pontos de vista sobre determinado tema com menos concorrência em termos de SEO

Vamos por partes. Em primeiro lugar, eu utilizo muito este site para me inspirar. Por vezes é complicado estar sempre a criar conteúdos novos e nem sempre as ideias surgem que nem cogumelos. É bom poder contar com ajudas deste género. Assim, o que eu faço é inserir determinada palavra-chave e através dos ramos encontrar sugestões de como abordar aquele assunto. Há sempre um outro lado, uma nova perspectiva e ajuda muito ter esta gráfico visual de todas as possibilidades para falar de determinado termo.

Por outro lado, para evitar estarmos, por exemplo, a criar um post igual a tantos outros que já existem na web, é boa ideia recorrer ao Answer the Public, em primeiro para encontrar ideias de temas e depois ir ao Google pesquisar esse tema. Voltando ao exemplo acima, de “marketing de conteúdo”, imagine que decide utilizar uma das dicas: “marketing de conteúdo seo”.

Quando chega ao Google percebe que há imensos artigos a falar exatamente desse assunto, sendo que todos estes possuem maior autoridade no motor de busca do que o seu site. Será boa ideia escrever na mesma sobre isso? Se calhar não. Então o que podemos fazer? Voltar ao Answer the Public e procurar uma abordagem nova. 

Repetimos o processo até conseguirmos algo “novo” ou com resultados antigos no Google. Assim, o seu conteúdo terá maiores oportunidades de se destacar, porque estará a responder ao seu público em algo que eles querem saber mas sobre o qual poucos falaram.

De uma forma muito resumida, é o que Answer the Public faz. Agora diga-me: já conhecia esta ferramenta? Se não conhecia, espero que tenha ficado curioso para experimentar!

Leia ainda: