Há várias apps para organizar o feed do Instagram, mas para mim, há uma que se destaca. Chama-se Plann e é a grande protagonista da Dica do Digital desta semana.

O feed do Instagram

Já se perguntou como é que algumas contas conseguem construir feeds tão originais, cuidados, harmoniosos e, acima de tudo, tão diferentes? Dentro do Instagram há contas de utilizadores que realmente se destacam neste campo, apresentado um cuidado fora de série no que diz respeito à forma como organizam os seus conteúdos. Não tenha dúvidas: nada é ao acaso e tudo é planeado ao pormenor com a ajuda de aplicações móveis, como a Plann.

Aliás, até é comum, no meio, haver alguma espécie de competição relacionada com os feeds. Os influenciadores chegam a criar os seus próprios filtros - e a vendê-los - e fazem vários testes antes de publicar determinada imagem. Além disso, existem ainda contas que possuem posts que se interligam entre si, construindo uma imagem, por exemplo, com recurso a vários quadradinhos de publicações.

Plann: o que é e para que serve

Agora que já percebeu o contexto, passemos à parte mais “técnica”. Como disse, há várias aplicações que servem para o ajudar a organizar o seu feed. A minha preferida, até ao momento é a Plann, pelas funções extra que oferece. Mas já lá vamos.

Plann, a aplicação

Plann é uma aplicação de planeamento das contas de Instagram, direcionada para fins comerciais e que está disponível para iOS (estará disponível em breve para Android). De uma forma muito geral, a app permite-lhe visualizar como determinados conteúdos combinam entre si , em termos de cores ou estruturas, para além de lhe oferecer informações sobre o número de gostos e comentários de cada fotografia e sobre a melhor hora para publicação.

O que a torna diferente?

Até aqui não disse nada de novo, certo? As funções enumeradas são, mais ou menos, transversais a quase todas as ferramentas deste género. Mas a Plann tem uma pequena função que conquistou o meu coração e tem a ver com as hashtags.

Nesta aplicação é possível criar sets de hashtags , ou seja, listas, ou grupos de hashtags para utilizar nas publicações. Quem trabalha diariamente com redes sociais sabe bem a importância das hashtags e de escolher as certas consoante determinado conteúdo. Em vez as apontar em documentos separados, pode criar os seus sets dentro da aplicação. Depois é só copiar e colar, para utilizar todas as hashtags que definiu previamente.

Que tal?

Esta é a ferramenta que faz com a Plann não saia do ecrã principal do meu smartphone, mas existem muitas outras:

  • Edição de imagem: é possível fazer alguns retoques nas imagens - ajustar tamanho, brilho, utilizar filtros, adicionar texto, etc;
  • Drag & Drop: organizar o feed é muito simples, bastando arrastar as imagens de um local para o outro conforme as suas preferências;
  • Repost de fotografias ou vídeos;
  • Pesquisa de Hashtags: para além de poder criar os seus sets, é possível também fazer a pesquisa das hashtags;
  • Acesso a dados analíticos: todos os dados sobre as suas publicações.

Plann screen shot 1 Plann screen shot 2

A versão premium

Todas estas funções são gratuitas… para uma conta de Instagram com um limite de 30 posts por mês. Para utilizações mais intensivas existem planos que podem ser adquiridos, mas o melhor, nestes casos é avaliar sempre consoante o seu caso.

No momento da publicação deste artigo, os valores que constavam da App Store eram:

  • Utilização intensiva de 1 conta: $12 por um mês único ou $9 por mês, se pagar por ano;
  • 2 contas com uma equipa de 2 pessoas: $25 por um mês único ou $19, se pagar um ano inteiro;
  • 5 contas numa equipa de 4 pessoas: $75 por mês, ou $59 se pagar por ano;
  • 10 contas numa equipa de 8 pessoas: $165 por mês.

Todos estes valores são em Dólares norte americanos. De qualquer das formas, quer seja um utilizador individual ou profissional, acho que vai achar útil esta dica!

Leia ainda: