Há cada vez mais utilizadores portugueses nas redes sociais e o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) tem dados que o comprova. De facto, não é novidade que o povo português não vive só de boa comida e boa bebida. É, também, um apreciador nato de tecnologia e converteu-se rapidamente ao smartphone. Uma coisa leva à outra, e, os últimos dados do INE mostram que entre 2018 e 2019 houve um crescimento de 1,5 pontos percentuais no que diz respeito à presença dos portugueses nas redes sociais.

No ano de 2019, o acesso à internet em casa já chegou a 80,9% dos lares, apresentando maior frequência junto das famílias com crianças até aos 15 anos (94,5%) em comparação com as que não têm crianças (73,2%).

Como são os portugueses nas redes sociais em comparação com o resto da Europa?

Em termos de utilização de redes sociais, os portugueses superam a média europeia. De acordo com os novos dados do INE, mantém-se a tendência de crescimento desde o início da série, com u m aumento de 23,2% em relação a 2011. Em 2019 a percentagem de portugueses nas redes sociais encontra-se nos 80,2%, muito superior aos 65% registados em 2018 na União Europeia.

Assim, a proporção, em Portugal, de utilizadores de internet versus utilizadores de redes sociais encontra-se nos 4/5, enquanto que a média europeia fica pelos 2/3.

Somos um povo muito social e tecnológico

Estes dados são especialmente importantes para as empresas, já que mostram o quão urgente é criarem uma estratégia digital. O digital não é o presente, é o futuro e é preciso “dar o salto” para sobreviver neste mercado cada vez mais competitivo.

Se ainda não está convencido repare nos dados seguintes, ainda retirados do mesmo estudo do INE e agora referentes ao comércio electrónico:

  • 38,7% das pessoas residentes em Portugal, entre os 16 e os 74 anos, referiram ter feito compras pela Internet nos doze meses anteriores à entrevista
  • Este valor apresenta um aumento de 2% em relação a 2018

E a tendência é continuar a aumentar. Vai ficar de fora?

O panorama empresarial

Este estudo do INE inclui também as empresas. De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional da Estatística, no ano 2019, 50% das empresas portuguesas utilizam os meios de comunicação digital para estarem interligadas e para promoverem a troca de conteúdos online.

Esta é mais uma prova de que ainda há muito para fazer em Portugal. Grande parte das empresas ainda não se mentalizou de que o investimento no digital é uma necessidade e essa falta de ação pode ser fatal.

Se for empresário e se reviu neste cenário, procure ajuda. Contacte agências digitais, avalie propostas e delineie a melhor estratégia para que a sua empresa continue numa trajetória de crescimento.

Leia ainda: As 7 grandes tendências de 2019, segundo a Fjord