O marketing digital é algo recente em Portugal, mas que finalmente começa a ganhar forma por aqui. Ainda há um longo caminho a percorrer e ainda é necessária muita mudança de mentalidades, principalmente nos pequenos empresários. Se quer aprender mais sobre esta área, siga estes cinco gurus do marketing digital. São especialistas do marketing digital, uns de Portugal, outros do Brasil, que diariamente partilham informações importantes e didáticas, totalmente de graça. E não há nada como aprender da experiência dos outros, certo?

Poderia falar de outros tantos, mas optei por me limitar à língua portuguesa. Se tiverem interesse, noutro artigo poderei sugerir outros grandes nomes do marketing digital como Seth Godin, por exemplo. Para já, falaremos em português. Bora lá?

Gurus do marketing digital, em português

Rafael Rez

Rafael Rez

Se o tema é marketing de conteúdo, Rafael Rez é quem deve seguir. Ele possui um MBA em Marketing pela Fundação Gertúlio Vargas (FGV) e fundou a empresa de consultoria, Web Estratégica e a Nova Escola de Marketing. É autor do livro “Marketing Conteúdo: a moeda do século XXI” que, aconselho, desde já a leitura.

Nas redes sociais, especialmente no Instagram, responde diariamente a dúvidas dos seus seguidores e partilha dicas muito interessantes.

Paulo Faustino

Paulo Faustino

Se é português e não conhece o Paulo Faustino, não sei o que anda a fazer neste mundo. O Paulo faz um trabalho incrível ao nível do marketing digital, e todos os dias me surpreende com as campanhas e produtos que lança. É português, vive em Leiria e lançou recentemente aquela que já considerada uma bíblia do marketing digital, o livro “Marketing Digital na Prática”.

É o meu preferido ao nível das redes sociais. Tal como o Rafael Rez, o Paulo também responde todos os dias a dúvidas sobre o tema e partilha vídeos, imagens, esquemas… todo o tipo de conteúdo útil para quem se interessa por este assunto. Está em todas as redes e plataformas, basta pesquisar pelo nome Paulo Faustino.

Regina Santana

Regina Santana

A Regina é a esposa do Paulo Faustino e não podia deixar de a referir. A Regina, só mais recentemente é que começou a apostar a sério nas redes sociais, mas acreditem, vale muito a pena seguí-la. Ela tem uma história de vida muito interessante e um percurso digno de uma lutadora. Atualmente é especialista em Neurovendas, Neuromarketing e Comportamento do Consumidor, áreas que considero muito interessantes.

No seu Instagram, ela partilha muitos vídeos relacionados com o comportamento do consumidor, com analogias super simples e que lhe permitem não só decorar como compreender o que está a ser dito.

Regina Santana trabalha juntamente com o marido, Paulo Faustino e os dois formam uma dupla imbatível, tanto em Portugal como no Brasil.

Camilo Coutinho

Camilo Coutinho

Camilo Coutinho é o mestre em vídeo online. É brasileiro e tem mais de 10 anos de experiência em comunicação online e é autor de uma série de cursos online. Em 2015, Camilo criou o Upload Day, um evento de criador para criador, onde se fala de vídeo, criatividade e conteúdo.

Uma vez que o vídeo continua a ser uma das grandes tendências do marketing digital, penso que terá muito a aprender com o Camilo e quem sabe fazer um dos seus cursos.

O que podemos encontrar no Instagram de Camilo Coutinho? Dicas para títulos dos vídeos, como criar uma thumbnail, ideias para vídeos, explicação sobre assuntos mais técnicos como algoritmo, etc. Há muito para descobrir e aprender por aqui, basta clicar no botão seguir.

Vasco Marques

Vasco Marques

O Vasco Marques, é português, e é o autor dos livros “Marketing Digital de A a Z” e “Redes Sociais 360”. É também Microsoft Certified Trainer (MCT) e Gooogle AdWords Certified.

É consultor, formador e docente, com mais de 15 anos de experiência na área do Marketing Digital. Tem marcado presença por todo o país e também em eventos internacionais, especialmente nos países lusófonos, onde realizou a Semana Marketing Digital 360. Vasco Marques, é assim, o criador do método Marketing Digital 360, um programa de especialização que tanto pode ser realizado de forma presencial ou online.

Pelo Instagram do Vasco , pode encontrar novidades, notícias, dicas e algumas informações sobre ele. Há muitas dicas para quem quer aprender sobre redes sociais, por isso, é outra pessoa que deve acompanhar.


Estes são apenas alguns dos gurus do marketing digital que existem atualmente e que comunicam em português. Se conhecer outros, comente abaixo e partilhe quais os seus preferidos!

Leia ainda: