O mercado de trabalho está constantemente em mudança. Principalmente desde que surgiu a internet, não param de nascer novas profissões relacionadas com o digital. Uma destas é a profissão youtuber. Já ouviu falar? Se calhar até já se perguntou quanto ganha um youtuber.

Na realidade, há cada vez mais youtubers em Portugal, seguindo a tendência de outros países do mundo. A verdade é que nos últimos anos, uns quantos “miúdos” começaram a fazer vídeos e a publicá-los no Youtube e aos poucos essa tornou-se a sua ocupação a tempo inteiro. Há realmente pessoas a fazer vida “disto” de ser youtuber.

Nesse sentido, não é de admirar que haja muitos curiosos por aí mortinhos para saber, em média, quanto ganha um youtuber. O que não é completamente incompreensível, até porque esta é uma profissão nova e é normal que exista curiosidade em volta deste assunto. Se é uma dessas pessoas e gostava de saber a resposta continue a ler!

O que é um youtuber

Importa definir primeiro o termo em questão. A palavra “youtuber” nasce da plataforma que lhe dá nome, ou seja, do Youtube, que, no caso, é a principal rede de vídeos de todo o mundo. Youtuber surge como a pessoa que protagoniza os vídeos que se encontram no Youtube.

No entanto, e tendo em conta a dimensão da plataforma, só aqueles que, efetivamente, vivem deste trabalho é que são considerados youtubers. O que faz sentido, até porque qualquer um de nós pode criar um vídeo e colocá-lo no Youtube, sem que isso faça de nós um profissional desta plataforma ou desta “arte”.

Afinal… quanto ganha um youtuber?

Há uma forma de saber quanto leva para casa determinado produtor de conteúdos do youtube, bem simples até. Chama-se Social Blade e é um site, basicamente, onde é possível pesquisar informação sobre o youtuber que lhe interessa.

O Social Blade faz um cálculo baseado numa medida muito utilizada em publicidade - RPM (receita por mil impressões) e que representa o que os canais recebem dos anunciantes por cada mil visualizações. Estes dados são estimados - só o Youtube é que possui os números corretos e rigorosos de cada conta, obviamente. Ainda assim, o Social Blade apresenta uma média e um ranking, avaliando a qualidade dos canais do Youtube.

Assim, se quiser saber quanto ganha, por exemplo, o Wuant, basta colocar o nome de utilizador dele no canto superior direito e, rapidamente recebe uma série de informação sobre este youtuber.

@wuant no Social Blade

Este é um valor exato?

Não. Tenha em atenção que tratam-se de estimativas e de estes podem não ser os valores reais. Além disso, estes valores correspondem apenas àquilo que a plataforma lhes paga mensalmente, quando na realidade, a maioria do rendimento de um youtuber vem de parcerias publicitárias com marcas.

Apesar disso, Social Blade é uma boa ferramenta para pesquisar rapidamente informação sobre produtores de conteúdo, caso precise de o fazer ou simplesmente se sinta curioso. Além do Youtube, consegue também pesquisar utilizadores de outras redes tais como: Twitter, Twitch e Facebook.

Leia ainda: Redes Sociais: porque são importantes para a minha empresa?