Tem um blog criado em wordpress e utiliza o Yoast SEO como plugin mas, por alguma razão, o Google não mostra o título correto dos seus artigos? Vou explicar neste post como solucionar este problema!

O Google não mostra o título correto dos artigos

Tem um blog e cada vez que publica um artigo novo repara que em vez do Google mostrar o título do artigo, juntamente com o título do site, este apenas apresenta o título do site ou outra coisa qualquer. Não sei se já passou por isto, mas eu, deparei-me com este problema recentemente. E, por mais voltas que desse à cabeça (e à internet) não estava a conseguir perceber qual era o erro. Mas, afinal, era bem mais simples do que aquilo que imaginava.

Vamos por partes: o que acontecia era que ao pesquisar no google por determinado artigo do meu blog o que me aparecia era SEMPRE o título do blog.

Google mostra o título errado

Acho que fica mais simples de perceber com a imagem acima. Eu estava a tentar chegar ao artigo “Facebook oferece maior controlo sobre os seus dados” e, apesar de ele surgir na pesquisa do Google não era apresentado o título correspondente. Portanto, depois de algumas pesquisas, cheguei ao cerne da questão: tinha a ver com o Yoast, o plugin do SEO.

Configurar o Yoast para títulos

O Yoast é um plugin de SEO para sites wordpress. É super útil e é sem dúvida um dos must-haves de quem tem uma plataforma neste serviço. Acontece que, configurar o Yoast não é apenas preencher a configuração inicial. É preciso, também, definir como é que o site vai surgir na pesquisa, se aparece o nome do site, o título da página / artigo, ambas as coisas, etc. A decisão é sua, mas é preciso passar essa indicação ao plugin.

Portanto, há duas formas de o fazer, ou dois passos a realizar:

  1. Configurar a aparência em geral
  2. Configurar artigo a artigo

Definições gerais

Começando pelas opções gerais, no painel de administração do wordpress vá onde diz “SEO” e depois clique em “Apresentação de Pesquisa”.

Apresentação de pesquisa - Yoast SEO

Nesta página terá um campo para editar como pretende que apareçam as páginas na pesquisa do Google. Na imagem abaixo, pode ver que deixei os campos “Title” e “Site Title” porque pretendo que o Google mostre o título do meu artigo e o nome do site.

Yoast: configurar aparência

Compreendem? O objetivo é que na pesquisa os resultados surjam assim:

Google mostra o título correto

Com estas configurações o Google já mostra o título correto, que neste caso é o título do artigo publicado e, de seguida, o nome do blog.

Ainda assim, fica ao seu critério definir como quer que estes resultados surjam, ou seja, se preferir pode aparecer apenas o nome do artigo, basta alterar essa configuração no Yoast.

Configurar artigo a artigo

Existe, igualmente, a opção de alterar como é que cada artigo surgem no Google e essas opções surgem no campo do Yoast dentro do editor de artigos. É o mesmo sistema mostrado acima, mas desta vez, dentro do editor.

Nota importante

Para alterar os campos na apresentação da pesquisa pode clicar em “Insert Snippet variable” ou escrever % e logo de seguida o nome do campo. Exemplo, %title, %sitetitle. Se não iniciar clicando no símbolo % ele não vai assumir que está a tentar colocar uma nova variável.

E agora, o Google já mostra o título correto?

Espero que sim! Qualquer dúvida deixem nos comentários ou entrem em contacto comigo. Espero que este artigo tenha sido útil!