Os primeiros passos no Wordpress podem ser bastante complicados. Há imensos temas para escolher, muitas opções para personalizar…. e claro, muitos, muitos plugins. Há tanta coisa para aprender e tanta informação para absorver que, numa fase inicial, pode ter dificuldades em saber por onde começar. Por isso, hoje trago-lhe uma seleção de cinco plugins perfeitos para iniciantes.

Os plugins no Wordpress

Aconteceu-me a mim e, de certeza que aconteceu a muitas outras pessoas. O Wordpress tem uma biblioteca gigante, cheia de plugins disponíveis, tanto gratuitos como pagos. Pode haver a tendência de querer instalar todos e mais alguns, mas não caia nesse erro. Plugins a mais vão tornar o site lento, por isso, tente perceber quais são aqueles mesmo essenciais e fique por aí.

O que é um plugin? Falamos de ferramentas que adicionam ou modificam funcionalidades num site wordpress, permitindo-lhe personalizar o site consoante as necessidades específicas. A grande vantagem é que em vez de termos que programar, ou seja, “bater código” para ter determinada função no site, basta instalar aquele plugin, que já foi previamente programado por alguém. Compreende?

E existem centenas, ou milhares, nem sei. As opções são tantas, que quando não possuímos muita experiência no assunto, é difícil de perceber o que é que o nosso site realmente precisa.

5 plugins perfeitos para iniciantes

Vamos agora à sugestão de plugins. Estes cinco são aqueles que, no meu caso, fazem sentido. São basicamente os que utilizo e até ao momento ainda não senti necessidade de instalar outros. O que pode mudar no futuro, obviamente.

  1. Yoast SEO
  2. Akimet Anti-Spam
  3. Imagify
  4. Lightweigh Social Icons
  5. Header Footer Code manager

Yoast SEO

Se procura melhorar o posicionamento do seu site na web, o Yoast é sem dúvida um must-have. Não há volta a dar. Trabalha ao nível da otimização do site, sugerindo melhorias em cada página individualmente e, ainda, ao nível dos links internos, metadados e sitemap. Não é nada difícil de configurar, basta seguir as instruções do site oficial e, se tiver oportunidade, faça os cursos gratuitos que disponibilizam também.

Akismet Anti-Spam

Como o próprio nome indica, Akismet Anti-Spam atua ao nível do spam e na verdade já vem com o Wordpress (pode decidir activá-lo ou não). Tem como função prevenir e identificar spam, que geralmente surge na área de comentários dos sites. Desta forma, protege o público do seu site contra links que podem ser maliciosos.

Smush

Algo a que tem que estar sempre atento é à velocidade de carregamento do seu site. E uma das coisas que pode estar a tornar o seu site lento é o tamanho das imagens que esta possui. Como resolver? Utilizando um plugin para comprimir as imagens, como o Smush e, que, não as faça perder qualidade. Este plugin funciona em segundo plano, optimizando não só as imagens novas, como também aquelas que já faziam parte do site.

Lightweight Social Icons

Este plugin serve para colocar no site os ícones das redes sociais. Gosto particularmente do design dos ícones deste plugin e da facilidade de utilização. Permite definir o tamanho pretendido, as cores e o link abre numa nova janela.

Por último, utilizo este plugin para inserir snippets, que na prática são bocadinhos de código com determinada função. Por exemplo? É aquilo que coloco o código do Google Analytics, do Adsense e outros. Senti necessidade precisamente por causa do Analytics, já que cada vez que o Wordpress atualizava, o código desaparecia e perdia o site perdia a ligação. Assim, fica tudo arrumadinho, e é muito mais simples do que andar à procura do local “correto” para incluir esses snippets.

Wordpress homepage

Considero estes como os cinco plugins perfeitos para iniciantes no wordpress. Conhece outros? Comente abaixo!

Leia ainda: