Apps móveis… como não amar? Desde que o smartphone passou a fazer parte da vida das pessoas que começaram a surgir aplicações móveis. E verdade seja dita: são pequenas maravilhas. Nesse sentido, esta semana trago-vos uma dica chamada de Folioscope e serve para criar animações.

Folioscope: para os mais criativos

A app é uma ótima ferramenta, porém, não é para qualquer um. Folioscope requer que a pessoa já tenha alguma aptidão para o desenho e para criar ilustrações. Mas, caso tenha esse tipo de dotes, instale e divirta-se!

Folioscope é uma app para criar animações. Como funciona este processo? Cada página em branco é um movimento, ou uma parte do movimento. Quando junta todas as páginas, voilá, surge o movimento. Portanto, a base é esta. O utilizador cria em cada slide, as fases que irão constituir a animação, em separado e depois a aplicação junta.

Folioscope app screen shot

O grande plus é que funciona perfeitamente com os dedos e não só (mas também) com o Apple Pencil. Está disponível para iPhone e iPad. Penso que não existe para os sistemas Android, mas quem sabe não poderá a vir a ficar disponível também, num futuro próximo.

Inspire-se nas animações da comunidade

Outro aspecto que achei muito porreiro nesta aplicação é a possibilidade de partilhar, dentro da app, as suas animações. E, aqui, pode inspirar-se nas criações de outras pessoas, sempre que lhe falharem as ideias!

Folioscope: animações recentes

Leia ainda: A Dica do Digital: Pillow