Yay!! Que felicidade quando descobri esta ferramenta! Adoro estes pequenos truques, coisas super simples mas que fazem toda a diferença. Yaytext é uma dica incrível, já vão perceber porquê.

Já vos aconteceu verem algum status do Facebook ou mesmo um anúncio, com palavras ou frases em negrito ou itálico, ou qualquer outro estilo diferente? Se já se depararam com algum post destes, de certeza que já se perguntaram como é que as pessoas colocaram aquela formatação no texto. “Devem ter escrito num editor de texto, como o Word, copiado e colado” - é uma opção sem dúvida. Mas esses programas de edição de texto costumam ser pesados e requerem que utilize um computador, certo? Há mais soluções. Uma delas é o Yaytext.

Yaytext: adicione estilos ao seu texto

Yay é um website que tem apenas um propósito: adicionar qualquer estilo ao texto que escreve. Há um espaço em branco que serve para colocar o texto que pretende personalizar, depois é só fazer scroll down para escolher o estilo que pretende. O passo final é copiar e colar onde desejar. Sem complicações, sem abrir programas - tudo o que se quer.

Vou mostrar como funciona. Vou abrir o meu Facebook e escrever um post.

Facebook post

 

Eu quero colocar a palavra “negrito” em negrito, mas o Facebook não oferece essa opção. Então o que faço? Abro numa nova tab o yay, escrevo na caixa de texto a palavra em questão e procuro a opção “negrito”, como podem ver abaixo.

Formatações de texto

 

Depois é só copiar, colar no Facebook e partilhar. Mais rápido só se a opção existisse dentro do Facebook mesmo.

Onde utilizar Yay

Eu acho esta ferramenta especialmente útil para os anúncios de Facebook, especialmente tendo em conta a última alteração nos anúncios. Há cerca de três meses, o Facebook reduziu para metade a quantidade de texto, o chamado copy, permitida num anúncio. Basicamente o anúncio é constituído pela arte (vídeo ou imagem) e por um texto, o copy. Esse copy, foi reduzido para três linhas, ou seja, o utilizador apenas vê as primeiras três linhas do seu texto, sendo que o resto fica escondido atrás de um botão “ler mais”.

Neste contexto, utilizar estilos que, de alguma forma, chamem à atenção do utilizador pode ser uma boa técnica. Colocar alguma palavra em negrito, ou em itálico para destacar, ou adicionar algum símbolo que faça sentido podem ajudar a captar a atenção da pessoa.

Por isso, guarde o Yay nos seus favoritos porque, acredite, vai dar-lhe muito jeito!

Antes de terminar, queria apenas deixar uma pequena nota: apesar das vantagens em atribuir estilos ao texto nos anúncios ou nos posts, evite utilizar em demasia estas ferramentas. Um texto inteiro em itálico, por exemplo, pode ser complicado de ler! Como em tudo na vida, aqui também é necessário bom senso!

Leia ainda: