Todas as redes sociais são diferentes e cada uma delas requer imagens com dimensões distintas. Se quiser fazer as coisas corretamente, há que ter esta questão em conta e criar os seus posts com os tamanhos adequados, o que pode ser uma grande dor de cabeça. Ainda bem que existe Landscape by Sprout Social, senão não sei o que seria de nós!

Landscape by Sprout Social

O nome Sprout Social deve ser seu conhecido. Trata-se de uma conhecida ferramenta para gerir as redes sociais. Com ela pode agendar, programar e planear as suas publicações e obter todo o tipo de dados acerca das mesmas.

Até aqui tudo bem. Ora, para complementar o serviço, a empresa lançou uma nova ferramenta (digo nova mas já existe desde 2016) que está disponível para toda a gente, quer seja utilizador da plataforma ou não.

Chama-se Landscape e, de uma forma simples serve para redimensionar as imagens de acordo com a rede social para que se destina.

Landscape app screen shot

Landscape: passo a passo

É mesmo super simples. Imagine que tem uma fotografia que pretende partilhar no Instagram, no Twitter e no Facebook. O primeiro passo é fazer upload dessa imagem.

Como funciona Landscape by Sprout Social

De seguida, é só escolher qual as redes sociais onde vai querer publicar aquela imagem, conforme pode ver na image abaixo.

Opções disponíveis para redimensionar imagens

E aqui chega uma parte interessante. Como cada rede social “permite” diferentes tipos de conteúdo, dentro de cada uma delas, irá escolher quais o que necessita. Por exemplo, no Facebook poderá escolher: imagem de perfil, de capa, quadrada ou de um link.

Por fim, é só ajustar a imagem aos formatos escolhidos, para que mostre exatamente o conteúdo pretendido.

Principais vantagens

Para mim, há muitas vantagens em utilizar esta ferramenta. As principais são:

  • É gratuito
  • Não precisa de ser cliente da Sprout Social nem de ter conta na plataforma
  • É acessível através de browser
  • Não precisa de abrir nenhuma aplicação para cortar imagens

E é só isto, minha gente! Espero que gostem, eu acho super prático!

Leia ainda: