Sabe quando precisa de editar um pequeno vídeo o mais rapidamente possível? Há tantas aplicações de vídeo para o telemóvel, mas nestas alturas parece que as que temos ou são demasiado complicadas ou simples demais. É por isso que gosto tanto de Quik, nunca me deixa mal.

Quik: editor de vídeos da GoPro

Sim, Quik pertence, de facto à GoPro e é especialmente vantajosa para quem possui este tipo de câmaras. No entanto, ela é grátis não só para os clientes da GoPro como para qualquer pessoa e, o melhor de tudo, é que oferece todas as ferramentas sem aquela marca de água chata.

Então vamos lá por partes: para que serve Quik?

A aplicação é um editor de vídeo e, portanto, o objetivo é criar vídeos. Para isso, basta importar os clipes que pretende usar ou então fotografias, caso queira fazer um mix ou simplesmente um slideshow apenas com fotos. Depois de ter tudo importado é só escolher dentre um dos 26 temas disponíveis e personalizá-lo a seu gosto.

Quik: principais funcionalidades

Esta app merece analisemos com mais cuidado todas as funcionalidades. Algumas das opções disponíveis são:

  • reorganizar, cortar e ampliar fotos e vídeos;
  • alterar texto, adicionar emojis e personalizar com slides de títulos;
  • acelerar ou colocar em câmera lenta;
  • alterar o formato (cinema, quadrado ou próprio para Instagram e Snapchat);
  • definir o tempo máximo do vídeo e a app ajusta por si todas as transições.

Quik App screen shot

Porque é que eu recomendo Quik?

Vou ser sincera, eu não utilizo Quik para editar vídeos, ou melhor, não utilizo para editar clipes de vídeo, apesar de reconhecer que para edições mais simples esta é uma óptima ferramenta. Para mim é a melhor aplicação para criar pequenos vídeos com fotografias para partilhar nas redes sociais. Em poucos minutos adiciono todas as imagens, escolho o tema, escolho a música, faço pequenos ajustes e já está. Deixo aqui um exemplo para que percebem melhor o tipo de trabalhos que crio aqui.

E pronto, por hoje é tudo. Para a semana há nova Dica!

Leia ainda: